Salada de Saci – Pupunha com mel e pimenta
As Recomendações da Casa serão publicadas amanhã para dar lugar a essa receitinha feita em homenagem ao Saci Pererê, um dos personagens mais conhecidos de nosso folclore.
Assim que aprendi a ler ganhei de meus pais a coleção completa do Sítio do Pica-pau Amarelo, a que devo o meu amor aos livros. Era fascinada por aquele mundo paralelo criado por Monteiro Lobato – o Sítio era o Hogwarts da minha geração. Sonhava com uma temporada naquele universo: escutar as histórias de Dona Benta, comer os bolinhos de Tia Anastácia e me aventurar pelo mundo e pela história com Emília, Pedrinho, Narizinho e Visconde.
Um dos livros que eu mais gostava era O Saci, uma verdadeira aula de ecologia. Nele, Pedrinho acaba passando uma noite na mata em companhia do personagem título, com quem tem um longo diálogo sobre a natureza X civilização. Lá pelas tantas, o menino tem fome e o Saci prepara para ele um palmito temperado com mel, já que não existe sal nas matas…
Gulosa como eu era, fiquei morrendo de vontade de experimentar o tal palmito com mel e a refeição na floresta nunca me saiu da cabeça… E foi pensando nela que um dia tive a idéia de fazer uma saladinha de pupunha temperada com uma emulsão de mel e limão. Muito fácil de fazer, fica perfeita para acompanhar churrasco e que batizei de Salada de Saci e hoje compartilho com vocês em homenagem ao “coisa ruinzinha”, como diria o Tio Barnabé.
Salada de Pupunha com emulsão de mel e limão
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de palpito pupunha cru fatiado finamente
- 1 colher (sopa) pimenta dedo-de-moça sem semente fatiada
- 1 colher (sopa) de salsinha fatiada
- 1 colher (sopa) de suco de limão rosa
- 1 colher (sobremesa) de mel
- 3 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
- sal a gosto
Modo de fazer
Misture o palmito com a salsinha e a pimenta.
Dissolva o mel e o sal no suco de limão rosa. Adicione o azeite em fio misturando sem parar até obter uma emulsão.
Regue a salada com a emulsão. Sirva para companhar carnes e peixes.