canjiquinha com tomate picante
Ouvi aí alguém pedindo receita de canjiquinha? Pois essa é pra vc que me pediu e é também a canjiquinha que minha avó fazia pra gente, com molho de tomate picante, uma receita que até hoje faz a netaiada toda suspirar.
Não sai daí pra aprender que além de uma delicia, ela é bem simples de fazer, segue a receita:
Além de uma delicia, ela é bem simples de fazer, no podcast da Cozinha você confere ela sussuradinha no ouvido, como se eu estivesse aí, cozinhando com vc, juntinho:
receita
Agora que já ouviu a quirerinha, os detalhes da receitas estão todos aqui.
Faz assim, ó:
Cozinha em água e sal a canjiquinha de milho, que é aquele milho quebrado que muita gente, inclusive minha avó, chama de quirerinha, até ela ficar macia e com caldo grossinho. Não demora muito pra cozinhar não, nem precisa de pressão, uns 15 a 20 minutos bastam.
À parte vc refoga alho laminado e talos de salsinha no azeite com sal. Junta algumas colheres de extrato de tomate e refoga. Junta água, uma pitadona de açúcar, mistura bem e deixa ferver e cozinhar até reduzir e ficar com gosto de cozido. Ajusta o sal.
O segredinho do molho picante…
Corta tomate e cebola bem fininhos em meia rodela, junta bastante cheiro verde, pimenta fresca picadinha – pode ser muito ou pouco e da que for da sua preferência, aqui em casa a gente faz bem picante – e espreme meio limão nessa mistura.
Pega a mistura fresca e junta ao molho, mistura bem, deixa aquecer, tampa a panela e apaga o fogo. Deixa descansar 1 minutinho pra pegar bem o gosto.
aí é só correr pro abraço…
Coloca a canjiquinha em um prato e junta uma concha do molho. Tá pronto! A gente vai comendo e puxando um cadinho de molho a cada colherada… só de pensar eu suspiro!
Se vc gostou da idéia, tenta fazer aí na sua casa e depois não deixa de passar nas nossas redes sociais pra contar o que achou, se a quirera da Vó foi aprovada. Eu vou adorar saber!
Um beijim ardidim que nem a quirerinha procês e até a próxima sopa aqui na Cozinha da Matilde!
FICHA TÉCNICA – Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação e edição: Camila Maciel. Produção executiva: Beatriz Pasqualino e Raquel Júnia. Sonoplastia: Lua Gatinoni. Artes: Cláudia Regina.