Angú à baiana vegetariano da Lucy
Seguindo nas receitas de muito com muito pouco, a receita de hoje é uma sugestão da companheira Lucy Miranda de São Jose dos Campos, o angu à baiana, uma receita farta e cheia de sustânça como a gente gosta.
O angu à baiana é especialidade dela, mas a minha versão vai ser vegetariana e aproveitando tudinho do vegetais, talos, cascas e até sementes e ainda vou finalizar com feijão dormido pra engrossar o caldo e dar mais sustança.
Fica junto pra não perder nenhum detalhe da receita publica em video:
E pra quem gosta da receita com tudo anotadinho, as quantidades certinhas, segue aqui:
receita
Ingredientes angu à abaiana
Angu mole
- Pouco mais de meio litro de água
- Cerca de 2 copos de fubá mimoso
Molho de vegetais com feijão dormido
- 1 cebola picadinha
- 3 dentes de alho
- Talos de coentro, couve e cebolinha laminados
- Pimenta de cheiro
- Pimenta ardida
- Colorau
- Cominho
- Açafrão da terra
- Óleo
- Tomate picadinho
- Pimentão picadinho
- Uma xícara de feijão que sobrou
- pedaço de abóbora com casca em cubos
- Batata doce em rodelas
- 1 Banana da terra em rodelas
- 2 jilós cortados em quartos
- Quiabos inteiros
- Couve rasgada com a mão
- Cheiro verde
- mais pimenta
- limão
o angaz assim, ó:
Comece pelos vegetais, refogue em um fio de óleo, cebola com talos de couve, coentro e cebolinha.
Junta pimentão e pimenta de cheiro e ardida, urucum/colorau, o açafrão da terra, um cadinho e cominho e sal, mistura e deixa dourar de leve o pimentão pra ele soltar bastante sabor. Junta o alho e deixa suar.
Pode colocar o tomate picadinho e refoga até ele começar a desmanchar.
Acrescente abóbora, batata doce, banana da terra, cobre com água e cozinha na pressão por 3 minutos que o gás tá muito caro também.
Abre a panela, junta o feijão dormido, mistura bem, junta o jiló e os quiabos inteiros, deixa ferver e cozinhar mais um minuto, junta a couve rasgada com as mãos, mistura, experimenta o sal e finaliza com muito cheiro verde, suco de meio limão e mais pimenta.
Enquanto cozinha o molho de vegetais, coloca água com sal pra ferver. Quando a água ferver vai colocando o fubá em chuva aos poucos com as mãos e mexendo sem parar pra não empelotar.
Cuidado pra não exagerar na quantidade de fubá, o ponto é angu mole, mas se passar do ponto é só juntar mais água quente.
Depois de chegar no ponto, pare de colocar o fubá e deixa o angu cozinhar no fogo baixo pelo menos 15 minutos pra não fica com gosto cru.
Disponha o angu em uma travessa e sobre ele o molho de vegetais. Pode atacar!
Dicas pra não errar no angu à baiana
O TRADICIONAL
O angu a baiana tradicional, apesar do nome, é receita típica carioca como a minha amiga Lucy. Originalmente é feito com costela ou suã ou carne moída bovina e miúdos de porco frescos. Uma opção em conta é fazer com moela e fígado de galinha que têm um bom custo e são deliciosos, apesar de em tempos de bolsocaro estarem com valor muito acima do normal, como tudo, aliás.
FEIJÃO PROTEÍNA
O feijão dormido aqui na receita, além de engrossar o caldo do nosso cozido, é uma fonte de proteína vegetal.
FUBÁ EM CHUVA
Esse modo de jogar o fubá aos poucos com as mãos, se chama Fubá em chuva e aproveitar pra cantar Adoniran com sotaque da Mooca: “Piove, piove, fa tempo que piove cá, Gigi…”
Para não empelotar o angu, se você tiver um batedor de arame é hora de usar, senão vai de colher mesmo.
RECEITA QUE PODE VARIAR
Você pode usar o que tem na geladeira para essa receita, o segredo é fazer um bom refogado de temperos e nele cozinhar os vegetais ou carnes que for usar e, no fim, finalizar com cheiro verde, mais pimenta e o toque de limão que pra mim, faz ficar ainda mais especial.
E se você gostou desse angu cheio de ziriguidum, passe a receita adiante!