Omelete com arroz dormido
A receita de hoje segue o fio de fazer muito com pouco, não perder nada e aproveitar tudo. Hoje eu vou reaproveitar arroz dormido, meu queridinho, o arroz, super rendido, em mais uma receita. Vou com ele pra rechear uma omelete e deixar com mais sustança. Vem junto pra aprender.
O video da receita vc assiste no meu canal no youtube e aproveita pra se inscrever pra não perder nada:
E pra quem nao quer perder nenhum detalhe, tá aqui a receita completa:
receita
Ingredientes
- + ou – 2 xícaras de arroz dormido
- 5 ovos
- 3 colheres de talo de cebolinha laminado
- 2 colheres de talos de salsinha laminado
- 3 colheres de cebolinha verde e salsinha picadinhas
- Pimenta ardida laminada
- 4 colheres de manteiga ou azeite
- Queijo ralado opcional
- Sal e pimenta do reino
Faz assim, ó:
Em uma frigideira antiaderente, sue os talos de salsinha e de cebolinha em duas colheres de manteiga, junte o arroz dormido solto previamente e refogue.
Abaixe o fogo e junte ¼ de xícara de água e misture deixando aquecer o arroz em fogo baixo pra ele ficar macio.
Experimente o sal, junte o resto do cheiro verde e a pimenta ardida, misture e passe pra uma tigela e reserve. Bata cinco ovos com sal e pimenta do reino.
Na mesma frigideira que usou, junte as duas colheres restantes de manteiga e deixe derreter, junte os ovos batidos e em fogo baixo misture puxando as bordas pro meio com uma espátula, formando uma camada grossa de ovos, aí solte de leve as bordas.
Junte o arroz refogado no meio dos ovos, queijo ralado e feche como omelete no canto da frigideira. Tá pronto!
Variação – tipo tortilla:
Use uma frigideira pequena: derreta manteiga, junte uma camada de ovos embaixo, deixe aquecer de leve, acrescente uma camada de arroz e queijo e outra de ovos em cima. Cozinhe em fogo bem baixo e quando soltar as bordas vire com uma espátula ou, pra facilitar vire em outra frigideira untada.
DICAS
SOLTAR O ARROZ COM A MAO PRA FICAR SOLTINHO
Para reaproveitar o arroz nessa receita, vc vai soltar ele bem com as mãos, desfazendo todos os grumos antes de usar.
SEMPRE FOGO BAIXO OS OVOS PRA NÃO QUEIMAR, FICAR CREMOSOS E SEM SABOR DE GEMA QUEIMADA
Na maioria das vezes a gente cozinha ovos em fogo baixo pra eles ficarem com textura cremosa e não borrachuda e também pra gema não queimar, ela não fica gostosa quando tosta.
AGUA NO ARROZ PRA SUAR E VOLTAR A FICAR MACIO
Pro arroz voltar a ficar macio como arroz novo, vc refoga ele de leve, junta um pouquinho de água e deixa esquentar em fogo bem baixo até secar a água – nesse calorzinho e com umidade ele volta a ficar novo.
ECONOMIA
Essa maneira de reaproveitar arroz é bacana porque sai da eterna dobradinha bolinho/arroz de forno e usa o arroz como se fosse a batata da tortilla. E o bacana é isso, pensar o arroz como amifo, igual a batata, pão e usar em mais receitas. Pra não sobrar nada.
OMELETE DE ARROZ JAPONESA
Essa omelete, tortilla de arroz, foi Inspirada nas omeletes servidas sobre o arroz no Japão – é impressionante a habilidade que eles tem em cozinhar ovos, recomendo aí procurar vídeos pra ver os malabarismos que eles fazer com ovos. Chineses também têm receitas e usam técnicas incríveis com ovos.
E aí, curtiu essa receita? Então passa adiante e se fizer marca a gente nas nossas redes sociais. Beijos e até a próxima!