Festa Junina, pipoca, canjicada e garam masala
Fui convidada pela Yoki para preparar algumas receitas juninas tradicionais com um toque pessoal. De cara pensei nas pipocas aromatizadas e a canjicada de festa da família, que costumo fazer para os amigos nesta época do ano.
Os outros vídeos da campanha você assiste aqui: Yoki Festa Junina
Preparei duas pipocas, uma com pimenta e outra com garam masala… e aí vc me pergunta: mas que raio é garam masala?
Garam masala é uma mistura de especiarias moídas muito comum na comida indiana. Cada região e muitas vezes cada família tem a sua fórmula de masala, que em geral leva pimenta preta, cravo, canela, nos moscada, cominho. Enfim, são muitas as variações possíveis e não existe aqui fórmula certa ou errada, tudo depende do gosto do freguês!
Pra as pipocas que preparei na cozinha do Chiquinho da Silva, eu usei uma fóruma bem básica:
Garam Masala
Ingredientes
2 colheres (sopa) sementes de cominho
2 colheres (sopa) sementes de coentro
2 colheres (sopa) de cardamomo
2 colheres (sopa) de pimenta preta em grão
1 pedaço de canela em pau
1 colher (chá) de cravos inteiros
1 colher (chá) de noz moscada moída
Modo de fazer
Em uma frigideira junte todos os ingredientes menos a noz moscada. Leve ao fogo médio mexendo sempre para torrar lentamente. Importante: não tente acelerar o processo, torre lentamente para liberar o sabor e não queimar. Deixe esfriar completamente.
Junte a noz moscada e moa tudo junto (vc pode usar um moedor de café, o liquidificador, processador ou almofarriz). Passe a mistura moida por uma peneira para separar eventuais casquinhas e pedaços grandes. Está pronto!
Armazene em potes secos e fechados. Dura até 3 meses!
E agora um segredinho: eu adoro fazer minhas próprias masalas, mas se vc quiser comprar uma pronta, o Grão Vizir Especiarias tem algumas incríveis!