Canjica (mungunzá) doce com coco
Se vc é do Sudeste chama de canjica, se é do Nordeste chama de mungunzá, mas o que não varia de norte a sul é que essa delicia aquece corações nos festejos juninos.
Há quem apenas cozinhe o milho de canjica e coma só com leite e açúcar, o que já é muito bom. Aqui em Goiás costumamos queimar o açúcar no começo e juntar coco e amendoim no final pra ficar portentosa, aí chamam de canjicada! Mas essa aí da foto eu fiz sem queimar o açúcar e só com coco e leite de coco, pra variar. Gostei demais dela assim, branquinha.
Receita em vídeo:
receita
![](https://www.cozinhadamatilde.com.br/wp-content/uploads/2020/07/IMG_1418-700x1049.jpg)
Ingredientes
- 500g de milho de canjica
- 2l de leite
- 3 xic. (chá) de açucar
- 1 xic. (chá) de leite de coco
- 1 xic. (chá) de coco ralado
- 3 cravos + 1 cardamomo + 1 pau de canela
![](https://www.cozinhadamatilde.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Especiarias-vinho-quente-3-Letíca-Massula-para-Cozinha-da-Matilde.jpg)
Faz assim ó:
Cozinhe a canjica com água na panela de pressão ou deixe de molho na véspera e cozinhe direto na panela. Na pressão são 25 minutos, na panela comum uns 40. Importante deixar bem macia, bem cozida, pois o milho endurece um pouco quando entra o açúcar.
Em uma panela junte o leite, o açúcar e as especiarias e deixe ferver até reduzir pelo menos 1/3 do volume, encorpar e virar um caramelo de leite.
Junte o milho cozido e escorrido, deixe ferver junto uns 5 minutos. Finalize com 1 xic. de leite de coco e 1 xic. de coco ralado, misture bem, deixe ferver novamente e apague o fogo. Sirva com canela!
E se quiser saber mais sobre a etimologia da palavra e as diferenças regionais, assista esse ótimo vídeo com a Jana Viscardi, dica da querida Carla Maicá (@cucina_artusiana).
![](https://www.cozinhadamatilde.com.br/wp-content/uploads/2020/07/IMG_1429-700x462.jpg)
Bom dia assim, quentinho e docinho como um abraço junino. ❤️