Caldo Verde
A sopa de hoje é o famoso caldo verde, essa delicia que mistura batatas com embutidos e couve pra ficar verde. Não tem como não funcionar, né?
Pra ouvir essa receita no Podcast da Cozinha da Matilde é só clicar aqui:
receita
Caldo Verde
A receita é portuguesa, mas as batatas não são. Mais uma vez estamos diante de um alimento latino que ganhou mundo. Originárias dos Andes, na região do Peru, elas se esparramaram e daqui foram levadas pra Europa onde ficaram populares por conta de três grandes vantagens que tinham sobre outros alimentos: menor taxa de deterioração, ricas em amido e portanto satisfaziam a fome, e a cerejinha: baixo preço.
A importância das batatas pro mundo é tal que foram consideradas historicamente o suporte da revolução industrial, um alimento econômico que garantiu sustança aos operários. Friedrich Engels chegou a declarar que a batata era igual ao ferro por seu “papel historicamente revolucionário”.
Só faltou mesmo tomar os meios de produção, né, camarada? Mas a gente ainda chega lá…
O caldo verde vc faz assim, ó:
Refogue cebola e talos de salsinha em azeite até suar e soltar sabor. Junte alho picadinho e também deixe suar.
Junte batatas cortadas em cubos, refogue, cubra de água, deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar até as batatas começarem a desmanchar.
Enquanto as batatas cozinham tire a pele dos embutidos e corte o paio em rodelas e a linguiça calabresa na transversal, de esgueio, pra na hora de comer vc diferenciar uma da outra. Reserve.
Corta também a couve bem fininha e sem o talo. E uma dica, não deixe fios muito longos que ficam complicados na hora de servir, recorte a couve pros fios ficarem de um tamanho médio.
Depois que a batata estiver desmanchando, amasse com uma colher de pau e va misturando até ficar um caldo, se for necessário junte mais água e se lembre que é um caldo e não um purê, então tem que ser mais diluído, mas sem perder a cremosidade.
Junte a calabresa e o paio cortados e deixe cozinhar no caldo por dez minutos em fogo baixo.
Finalize com a couve cortada, pimenta do reino moída na hora de preferência e muito cheiro verde se for do seu gosto. E como é do meu gosto eu ainda acrescento pimenta malagueta.
Gostou? Então passe o caldo e o podcast da Matilde adiante. Beijos e até a próxima sopa!
Essa receita faz parte da temporada Sopa de Que do podcast da Cozinha da Matilde em parceria com a Rádio Tertúlia. Você pode receber as receitas do Podcast diretamente no seu celular pelo grupo de whatsapp ou pelo canal do Telegram. Os episódios são publicados duas vezes na semana, às quartas-feiras e sextas-feiras.
FICHA TÉCNICA – Roteiro e apresentação: Letícia Massula. Coordenação e edição: Camila Maciel. Produção executiva: Beatriz Pasqualino, Laísa Gomes e Raquel Júnia. Sonoplastia: Lua Gatinoni. Artes: Cláudia Regina.
Contato: atendimento@radio-tertulia.com