Bolinho de chuva
Este é o episódio número 5 da temporada de podcasts “O que tem pro lanche” produzido pela Cozinha da Matilde em parceria com a Rádio Tertúlia e disponível nos principais tocadores de podcast. São receitas de até 5 minutos pra você variar o cardápio das merendas com praticidade e criatividade, utilizando ingredientes simples e naturais. Acompanhe também a temporada completa “O que tem pro almoço” já disponível em todas as plataformas.
Bateu a fominha da tarde? Vai passar um cafezinho? Já pensou que delícia seria um bolinho de chuva para acompanhar? Pensa aí neles quentinhos, passados no açúcar com canela… eita que sua vontade bateu aqui, acabou de chegar!
Mas ó, se tem uma vontade fácil de matar é essa, bolinho de chuva não tem segredo, é simples de fazer.
Ouça nos tocadores de podcast
receita
Bolinhos de chuva
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de açúcar
- uma pitada de sal
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
- óleo pra fritar
- canela e açúcar pra passar os bolinhos depois de fritos
Faz assim, ó:
Comece batendo os ovos com o açúcar e uma pitada de sal – Se você tiver um fouet, que é aquele batedor de arame, pode usar que ajuda a massa a ficar mais leve.
Junta oe leite e continua batendo com os ovos e açúcar até ficar homogêneo.
Aí você junta a farinha de trigo aos poucos, vai ser mais ou menos uma xícara. Você vai batendo e juntando até ficar uma massa espessa, tipo massa de bolo.
Quando chegar nesse ponto, você junta o fermento em pó e mistura para incorporar. Tá pronta a massa.
Em um pratinho você faz uma mistura de açúcar com canela para passar os bolinhos depois de fritos. E se quiser dar uma variada na receita, faz também um pratinho de açúcar com raspinhas de laranja ou de limão que fica uma delícia também.
Para fritar os bolinhos você esquenta o óleo – e aqui vai a dica mais importante que é usar bastante óleo já que é uma fritura por imersão, ou seja, a massa precisa mergulhar no óleo para fritar. Se você fizer com pouco óleo o bolinho vai ficar achatado, tipo uma panquequinha, um chatinho! Para bolinho redondinho, tem que usar muito óleo.
Quando o óleo estiver quente, mas não quente demais, você vai despejando as colheradas da massa direto nele e vá virando o bolinho até dourar.
É importante controlar o calor do fogo, se o óleo estiver muito quente, aquele ponto de fumaça, vai dourar rápido demais, se é que não vai queimar – e vai ficar cru no meio.Por outro lado, se o óleo estiver morno e não quente o suficiente, o bolinho vai encharcar.
Enquanto frita os bolinhos você pode aumentar e abaixar o fogo dependendo de como eles vão ficando. Parece complicado, mas a gente só apanha na primeira leva, logo pega o jeito.
Depois de fritos é só escorrer os bolinhos e passar pelo açúcar. Você pode variar essa receita básica e acrescentar uva passa ou outra fruta seca na massa e tem ainda a minha versão favorita: você pega umas rodelas de banana bem madura, passa pela massa e frita. Voilá, bolinho de banana!
É só isso mesmo, pode correr pra cozinha pra modi fritar bolinho! Beijo e me liga se fizer.
Ficha técnica – podcast
- Roteiro e apresentação: Letícia Massula.
- Coordenação e edição: Beatriz Pasqualino.
- Sonoplastia: Lua Gatinone
- Produção executiva: Camila Maciel, Raíssa Lazarini e Raquel Júnia.
- Artes: Cláudia Regina.
- Idealização: Letícia Massula e Beatriz Pasqualino.