Asinhas de frango picantes assadas
A receita de hoje vem com dedicatória pra uma amiga querida da cozinha, a Luciana Eica do Cozinhando pra 2 ou pra 1, um blog muito legal. Ela comeu essas asinhas de frango picantes aqui em casa, gostou e esses dias me pediu pra gravar a receita. Pedido feito, pedido atendido! Fica junto pra não perder nenhum detalhe da receita!
Vc pode assistir ao video da receita aqui:
receita
Asinhas de frango assadas picantes
Ingredientes
Asinhas
- 1 k de asinhas de frango – pode ser só a asa, pode ser a asa com a coxinha, pode ser só o meio da asa.
- Guarnição coalhada seca com raspas de limao e folhas de hortelã, coentro e cebolinha – misturinha oriental
Pasta base de pimenta
- 8 pimentas dedos de moça (com semente se você gosta picante ou sem sementes se você não gosta tão picante)
- 1/4 de xícara de gengibre picadinho
- 1/4 xícara de alho picadinho
Marinada
- 1 colher da pasta base de pimenta
- 1/4 de xícara de saquê culinário mirim ou substituir por água
- 1/4 de xícara de shoyu
- 4 colheres de oleo de cozinha ou de gergelim
Molho grudento picante
- 3 colheres de pasta base de pimenta
- 1/4 de xícara de saquê culinário mirim
- 1/4 de xícara de mascavo
- 1/4 de xícara de shoyo
- 2 colheres de extrato de tomate
Faz assim ó:
Comece pela pasta de pimenta com gengibre que vai na marinada e no molho grudento:
Bata no processador alho, pimenta e gengibre. Reserve essa base.
Hora da marinada, para as asinhas pegarem bem o gosto. Junte um pouco da base com saquê mirim, shoyu e óleo e misture com as asinhas e deixe de molho por pelo menos 30 minutos na geladeira.
Enquanto as asinhas pegam gosto, faça o molho grudento: em uma panela coloque a pasta de gengibre alho e pimenta + shoyu + saque mirim + açúcar mascavo + extrato de tomate e leve ao fogo médio até ferver e reduzir um pouco do volume, ficando mais espesso.
Retire as asinhas da marinada e disponha todas elas espalhas em uma assadeira – se possível com uma gradezinha sobre a assadeira para que as asinhas assem sem encostar no fundo da assadeira.
Leve-as ao forno na potencia alta por 30 minutos.
Passado esse tempo, abra o forno e pincele as asinhas com o molho grudento. Volte ao forno com o molho grudento por 20 minutos.
Neste tempo de forno o molho deverá praticamente secar e ficar grudado na carne, caramelizando-a.
Guarnição
Misture a coalhada seca com as raspas de limão pra acompanhar e sirva as asinhas com esse molhinho e ainda cebolinha laminada, hortelã e coentro.
O molho de coalhada é refrescante e casa bem com o ardor das asinhas.
Bom apetite!
DICAS
Graduação de picância
Essa receita é picante. É claro que dá para fazer sem pimenta, mas mata todo o perfil de sabor do prato. A alma dele é a brincadeira entre o picante e o doce. Sem a picância é apenas um bom frango assado agridoce.
De qualquer forma, por mais picantes que seja o molho grudento, as asinhas assadas com ele ficam com sabor muito equilibrado por conta do açúcar e uma vez passado o primeiro impacto a pimenta fica leve, a coalhada seca ajuda a suavizar o ardido.
Mas pra além dessas deliciosas asinhas, você sabia que é possível graduar a quantidade de pimenta em uma receita? Tudo depende da qualidade das pimentas que vc vai usar e se vai usar elas inteiras ou sem semente.
O que também faz a pimenta arder é a capsaicina, seu principio ativo que fica concentrado na placenta, que essa membrana de cor mais clara que prende as sementes ao fruto. Tirou a placenta e as sementes vc ameniza um bom tanto a picância de uma pimenta.
Cada variedade de pimenta tem um quantidade de capsaicina, que vai fazer com que ela seja mais ou menos ardida, existe uma escala que mede essa picância, se chama escala scovile. Aqui tem um post inteirinho sobre o assunto.
Gradinha pra assar
Se você tiver em casa, disponha sobre a assadeira uma gradinha de metal e sobre ela coloque as asinhas pra assar, assim elas vão fica em contato com o ar wuente e seco do forno em cima e em baixo e vao assar por igual. Caso você não tenha uma gradinha assim, coloque as asinhas direto na assadeira.
Assar em duas etapas
Eu asso as asinhas em duas etapas, primeiro só com a marinada e depois passo o molho grudento/caramelo pra o ultimo tempo de forno.
Faço assim por conta do molho grudento ter açúcar o que faz com que o alimento besuntado com ele escureça muito rápido no calor, podendo ficar cru no meio. Em dois tempos de forno, com e sem o caramelo, eu asso primeiro e deixo pra pegar cor no segundo momento.
Essa receita foi publicada no programa Bem Viver na Rede TVT e é uma parceria da Cozinha da Matilde com a Rede Brasil de Fato do MST.